terça-feira, 30 de junho de 2009
Escolha do livro didático: Prazo prorrogado até 2 de julho
fonte: www.mec.gov.br
Assessoria de Comunicação social do FNDE.
Abraços da coordenação Pedagógica
domingo, 28 de junho de 2009
Na inauguração estavam presentes a prefeita Carla Machado , que deu o chute inicial na bola,o vice-prefeito Dodozinho, alguns acessores, a Secretária de Educação Graça Maria Viana, a diretora do Departamento Operacional da SEMEC Heloisa Mendonça, o diretor da Escola Estadual Municipalizada Luis Gomes da Silva Neto, o Sr. Alcy Viana e a diretora Cláudia Marcia e os professores da Escola Municipal José Alves Barreto, anfitriã da inauguração.
Na ocasião, os alunos da E.E. Municipalizada Luis Gomes da Silva Neto participaram de uma partida de Futebol contra o time da E. M. José Alves Barreto, a qual foi campeã.
A comunidade de Mato Escuro juntamente com a Escola agradece à prefeita Carla Machado pela conquista.
Toda a Equipe Pedagógica da SEMEC parabeniza os alunos e professores das escolas que participaram do evento.






quinta-feira, 25 de junho de 2009
Alfabeto
O alfabeto brasileiro passa a ter 26 letras, em vez de 23.Foram incluídas k, w e y, usadas principalmente em siglas e palavras originárias de outras línguas.
Exemplos: Franklyn, Darwin, darwinismo, Kuwait, kuwaitiano, km (para quilômetro), kg (para quilograma), kW, (para kilowatt).
Trema
O trema foi abolido de todas as palavras da língua portuguesa. Essa marcação servia, originalmente, para destacar a pronúncia do u nas combinações que, qui, gue e gui.A partir de agora, portanto, escreve-se aguentar, alcaguetar, ambiguidade, bilíngue, cinquenta, consequência, eloquente, enxágue, equestre, frequentar, linguiça, linguística, pinguim, sequestro, tranquilo, ubiquidade, etc.
Porém, o trema é mantido em nomes próprios estrangeiros e suas derivações, como Bündchen, Schönberg, Müller e mülleriano, por exemplo.
Acento diferencial
É o acento usado para diferenciar duas palavras de significado diferente mas escritas da mesma forma. Ele deixa de existir nos seguintes casos:Para (verbo), que se diferenciava da preposição para;
Pelo (substantivo), que se diferenciava da preposição pelo;
Polo (substantivo), que se diferenciava da preposição polo;
Pera (substantivo), que se diferenciava da preposição pera.
Há as seguintes exceções:
Pôde (verbo poder no passado) conserva o acento para se distinguir de pode (verbo poder no presente);
Pôr (verbo) conserva o acento para se distinguir de por (preposição).
Uso facultativo nos casos:
Dêmos (do verbo no subjuntivo que nós dêmos) para se diferenciar de demos (do passado nós demos);
Fôrma (substantivo) para se diferenciar de forma (verbo).
Abraços!
Coordenação Pedagógica
terça-feira, 23 de junho de 2009
Projeto Polén


O Projeto Polén é uma medida mitigadora para o licenciamento ambiental da Atividade de Ampliação do Sistema de Tratamento e Esgotamento da Fase 2 do Campo de Marlim, por meio do FPSO ( unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo) P - 47, e da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural no Campo de Espadarte e área leste do Campo de Marimbá, por meio do FPSO Espadarte, localizado na Bacia de Campos do Goitacazes.

Na organização do Projeto Polén os 13 Municípios, influenciados pelos empreendimentos desenvolvidos nos campos de Marlim e Espadarte, estão separados em quatro regiões, assim sendo dentre essas São João da Barra faz parte da 4ª (quarta) região junto com seus os Municípios vizinhos de Campos e São Francisco.
Coordenação Pedagógica
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Conferência Nacional de Educação
Está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país.
Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos, a partir de janeiro de 2009, a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.
Tema da CONAE, definido por sua Comissão Organizadora Nacional, será: Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.
A CONAE acontecerá em Brasília, em abril de 2010, será precedida de Conferências Municipais, previstas para o primeiro semestre de 2009 e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal programadas para o segundo semestre do mesmo ano. A Portaria Ministerial nº 10/2008 constituiu comissão de 35 membros, a quem atribuiu as tarefas de coordenar, promover e monitorar o desenvolvimento da CONAE em todas as etapas.
A Comissão Organizadora Nacional é integrada por representantes das secretarias do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação.
A intenção da Conferência Municipal que é uma etapa de grande relevância, principalmente pela participação dos professores, gestores, pais, estudantes, movimentos sociais, entre outros, que visa a elaboração de propostas que serão apresentadas ao Documento de Referência da Conferência Nacional de Educação. Além de construir conceitos, diretrizes para a efetivação do Sistema Nacional Articulado, coerente com a visão sistêmica da educação que reafirma a autonomia dos entes federados e avança na organicidade dos Planos Nacional, Estadual e Municipal da Educação.
O objetivo da conferência é elaborar propostas para serem apresentadas e defendidas na Conferência Intermunicipal que irá acontecer em Campos dos Goytacazes, em agosto.
Educação de Qualidade para uma Vida Sustentável
Educação & Desenvolvimento
Abraços!
Coordenação Pedagógica
quinta-feira, 18 de junho de 2009
SÃO JOÃO DA BARRA COMEMORA 159 ANOS
A Prefeitura de São João da Barra, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou na última quarta-feira a programação festiva em comemoração aos 159 anos da cidade.
A festa foi iniciada com alvorada da Banda Musical União dos Operários, hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, missa na Igreja Matriz São João Batista, solenidade de entrega dos certificados de Dispensa de Incorporação e Compromisso a Bandeira e Desfile Cívico, Militar e Escolar.
Segundo a Secretária de Educação, Graça Maria Vicente, o desfile contou com a participação das escolas municipais, estaduais e particulares do município, que apresentaram o tema: “Educação de qualidade para uma vida sustentável”.
O cronograma do desfile foi o seguinte: Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Banda Amédio Venâncio da Costa, SEMEC, Projeto Pólen, FAETEC, APAE, Banda Carlitos Chagas, CMEE, Banda União dos Operários, Terceira Idade: Maria Júlia Aquino, UNITEI, Sec. Mun. De Promoção Social, Banda Wândila Maria Amaral Viana, Associação dos Ambulantes, Desbravadores, PAIF, Banda da Escola Admardo Alves Torres, Educandário Santa Cecília, ULBRA, Banda do C.E. Alberto Torres, Elo Digital, Telecentro, Banda Dragões de Italva, Associação dos Pastores, CIEP, Projeto Vivarte, Associação de Jovens, CEPEG, DOFEC, Nós na Rua e Jeep Club de São João da Barra.
A Coordenação Pedagógica parabeniza todos os professores e demais funcionários da Secretaria de Educação que compareceram ao
Desfile de Aniversário de São João da Barra.
Obrigada pela presença e parceria de sempre!
Abraços!
Coordenação Pedagógica
PARABÉNS, SÃO JOÃO DA BARRA!
Parabéns pelo seu Aniversário!
terça-feira, 16 de junho de 2009
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Algumas modificações foram feitas no sentido de promover a união e proximidade dos países que tem o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.
No entanto, não é necessário que haja aversão às alterações, pois são simples e fáceis de serem apreendidas! Além disso, os brasileiros terão quatro anos para se adequar às novas regras. Durante esse tempo, tanto a grafia hoje vigente como a nova serão aceitas oficialmente. A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo.
As mudanças são poucas em relação ao número de palavras que a língua portuguesa tem, porém são significativas e importantes. Basicamente o que nos atinge mais fortemente no dia-a-dia é o uso dos acentos e do hífen.A ABL (Academia Brasileira de Letras) dispõe de um link para quem tiver dúvidas sobre o acordo, é só acessar www.academia.org.br e procurar o serviço “ABL Responde” à direita na página. No entanto, não há prazo para que as repostas sejam enviadas, já que cada pergunta passará por análise da comissão de lexicografia e lexicologia.
Em breve disponibilizaremos aqui no Blog uma série de matérias explicando as mudanças.
Fiquem ligados!
Abraços!
Coordenação Pedagógica
segunda-feira, 15 de junho de 2009
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
A Educação Ambiental vem sendo uma preocupação constante do município de São João da Barra, que vem desenvolvendo projetos pedagógicos com toda a rede municipal com este tema.
A Coordenação Pedagógica da SEMEC agradece a todos os profissionais comprometidos que, assim como nós, almejam uma Educação de Qualidade.
Abraços!
Coordenação Pedagógica
sexta-feira, 12 de junho de 2009
EDUCACENSO 2009
O Censo Escolar da Educação Básica 2009 (Educacenso) já está aberto para as escolas públicas e privadas de todo o país. Os dados deverão ser enviados até 31 de agosto pelo site (http://www.educacenso.inep.gov.br) do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O levantamento, feito anualmente, conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as instituições de ensino.
O Educacenso é, atualmente, o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial e educação de jovens e adultos (EJA).
Os dados do Educacenso, por exemplo, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), servem como base de cálculo para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sendo um dos instrumentos utilizados para acompanhar o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE do município e do estado.
Os dados são essenciais para a execução de programas na área da educação, incluindo a definição de critérios para transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2009 serão divulgados até o final de novembro.
Abraços!
Coordenação Pedagógica da SEMEC
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Culminância da EJA
1- Leitura da Carta da Terra
2- Música: Água de Arnaldo Antunes e Paulo Tatic ( Canções de brincar-coleção palavra cantada velas produções)
3- Importância da Água e cuidados para preservação - maquete - I a IV Fase.
4- Coleta Seletiva e Poema Preserve. V Fase
5- Exposição de gráfico de pesquisa sobre: Quais alimentos são mais consumidos.VI Fase
6-Exposição de materiais da Oficina de pufs com garrafas pet, com o professor Leandro. Muiiiiiiiiiiito legal! VII Fase
7- Poema: Diversidade - Mural: Flora e Fauna. VIII Fase
8- Linha do Tempo - Leitura de uma breve biografia da vida do patrono da Escola o Srº Chrisanto Henriques de Souza que era um homem muito influente na comunidade e a partir de sua história fazendo um paralelo entre o modo de vida do passado e do presente e de como nós hoje e os hábitos atuais cada dia mais causam mais degradação do meio ambiente.
9- Apelo do MEIO AMBIENTE: VIII Fase.
Fica registrado aqui que a animação do público não foi maior devido a ausência do grupo que chega de ônibus escolar não ter podido comparecer devido a quebra desse importante meio de transporte, mas valeu pelos trabalhos previamente preparados e desenvolvidos.
Admiração e abraço da Coordenação Pedagógica e Supervisão da EJA.
terça-feira, 9 de junho de 2009
IDEIAS

Música na Educação de Jovens e Adultos
“Sonhamos com uma escola que, sendo séria, jamais vive sisuda. A seriedade não precisa de ser pesada. Quanto mais leve é a seriedade, mais eficaz e convincente é ela. Sonhamos com uma escola que, porque séria, se dedique ao ensino de forma competente, mas, dedicada, séria e competentemente ao ensino, seja uma escola geradora de alegria.O que há de sério, até de penoso, de trabalhoso, nos processos de ensinar e aprender, de conhecer, não transforma este quefazer em algo triste. Pelo contrário, a alegria de ensinar e aprender deve acompanhar professores e alunos em suas buscas constantes. Precisamos é remover os obstáculos que dificultam que a alegria tome conta de nós e não aceitar que ensinar e aprender são práticas necessariamente enfadonhas e tristes. É por isso que ... eu falava de que o reparo das escolas, urgentemente feito, já será um pouco mudar a cara da escola do ponto de vista também de sua alma”
(Paulo Freire).
BEIJOSSS Coordenação Pedagógica.
sábado, 6 de junho de 2009
ACONTECEU VIROU NOTÍCIA!
Na sexta-feira o show foi do VAVAL FERREIRA; sábado e domingo a animação fica por conta de outra galera. Eu conferi e adorei!
Coordenação Pedagógica!
quarta-feira, 3 de junho de 2009
BRINCANDO DE ESTUDAR
Bom trabalho!!!
Coordenação pedagógica
ARRAIA CUMPADI ELYSIO II
Hora:18:00
Local: Escola Municipal Elysio de Magalhães (Barcelos)
Não percam!!
Abraços!
Coordenação Pedagógica
ALFABETO DIVERTIDO
Aí vai uma boa sugestão!!!
terça-feira, 2 de junho de 2009
ALGUMAS IDEIAS...

Leve para a sala de aula uma gravura grande e de boa resolução. Coloque-a em um local visível e peça aos alunos para sortearem uma letra do alfabeto, com a qual deverão escrever o nome de coisas que existam na gravura iniciadas por ela. Quando se esgotarem todas as possibilidades, sortear nova letra até que a gravura tenha sido explorada ao máximo. As palavras surgidas nessa atividade também podem ser arrumadas em ordem alfabética, em torno da gravura e ficar expostas em algum lugar da sala, como um banco de palavras. Isso ajuda os alunos a fixarem a grafia correta das palavras, não errando ao escrevê-las.
Hora da leitura
Selecione um texto que seja de interesse dos alunos. Copie-o em várias folhas de papel A4 coladas de modo a formar um rolo da mesma largura da folha. Comece escrevendo de baixo para cima, de modo que a última frase seja a primeira a ser enrolada. Você pode fazer o rolo no qual enrolará o texto de papelão ou utilizar aqueles que vêm em algumas embalagens, tipo papel toalha, por exemplo. Prenda o rolo em um suporte parecido com aqueles para papel toalha ou para papel higiênico ou simplesmente passe um barbante por dentro do rolo e prenda na parede. Vá desenrolando aos poucos, deixando que a turma leia a frase que for aparecendo. Esse recurso pode ser utilizado para “tomar leitura” dos alunos.
Prazer de casa
Aproveitem!!!
Coordenação Pedagógica
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Atividades para a Educação Infantil

Punsão e Lateralidade
Recursos: Caixas de papelão, caneta, folha avulsa de desenho e fita adesiva.
Estratégias:
1. Solicitar aos alunos para:
a. Explorarem as caixas (forma, peso,espessura,altura,largura, etc.)
b. Trocarem as caixas entre si;
c. Colocarem as caixas uma dentro da outra, uma atrás da outra, uma ao lado da outra; d. Posicionarem a caixa frente ao corpo, atrás do corpo, ao lado esquerdo do corpo, ao lado direito do corpo, sobre o corpo, etc.; (esquema e imagem corporal);
e. Brincarem espontaneamente com as caixas (entrar sozinho, em duplas, puxar o colega na caixa, etc.);
f. Desmontarem a caixa, observar as dobras da caixa, remontar a caixa,rasgar a caixa (tonicidade);
g. Perfurarem livremente um pedaço do papelão com a ponta da caneta na sala de aula;
h. Perfurarem um outro pedaço do papelão com a ponta da caneta seguindo comandos: forte, fraco, lento, rápido,etc.;
i. Perfurarem livremente um pedaço do papelão com a ponta da caneta fora da sala de aula; (reorganização espacial)
2. Cada um à sua mesa individual. Fixar com fita adesiva a um pedaço de papelão folhas avulsas com desenhos de formas geométricas. Solicitar às crianças que façam a perfuração sobre a figura de maneira seqüencial (da esquerda para a direita e de cima para baixo).
Diferentes Grafias
Recursos
Pares de cartões com letras bastão e cursiva.
Estratégias
1. Confeccionar com os alunos pares de cartões com letras bastão e cursiva correspondente.
2. Esconder pela sala de aula os cartões de letra cursiva.
3. Distribuir aos alunos somente os cartões de letras bastão. Pedir que cada um procure na sala o par do cartão com a letra correspondente à que recebeu.
4. Trocar as letras entre os alunos para que possam fazer novas buscas.
Formas Geométricas
Recursos
Papel bobina, tinta, um pano umedecido por aluno.
Estratégias
1. Levar os alunos para espaço externo à sala de aula.
2. Distribuir, aproximadamente, dois ou três metros de papel bobina para cada aluno.
3. Pedir que tirem os sapatos e sentem-se sobre o próprio papel.
4. Um a um, pintar a sola do pé dos alunos com tinta colorida:
a. vermelho: pedir para andarem sobre o papel e formarem um círculo;
b. azul: formar um quadrado;
c. amarelo: formar um retângulo;
d. verde: formar um triângulo.
Entre uma forma colorida e outra, solicitar que limpem os pés com o pano umedecido.
5. Criar com os alunos um título para o trabalho. Expor as pegadas pelos corredores da escola.
Bom trabalho!
Cooordenação Pedagógica da SEMEC