
Para trabalhar o meio-ambiente com os alunos:
A UTILIDADE DA RECICLAGEM
Objetivos:
- Perceber que a reciclagem é essencial e necessária;
- Identificar a utilidade dos produtos minerais na fabricação de alumínio;
- Observar que empresas públicas e/ou privadas desempenham grande papel na manutenção da reciclagem.
- Perceber que a reciclagem é essencial e necessária;
- Identificar a utilidade dos produtos minerais na fabricação de alumínio;
- Observar que empresas públicas e/ou privadas desempenham grande papel na manutenção da reciclagem.
Desenvolvimento:
- Produção de cartazes relacionados ao lixo seco e úmido (em grupos);
- Elaboração de perguntas, pelos grupos, para serem respondidas pelos demais;
- Troca das perguntas pelos grupos, para serem respondidas;
- Retorno das perguntas, com respostas, para o grupo de origem
- Debate e pesquisa sobre o assunto nos jornais.
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Objetivos:
- Desenvolver no aluno uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e daqueles trazidos de casa;
- Examinar as questões ambientais locais (na comunidade).
Desenvolvimento:
- Leitura de matéria enfocando a importância do meio ambiente para o planeta;
- Conversa sobre a situação dos rios e das matas;
- Criação de frases com elogios, dicas e conselhos sobre o meio ambiente.
ECONOMIZAR ÁGUA É PRECISO
Objetivos:
- Identificar a água como recurso natural e necessária à vida;
- Utilizar a água corretamente;
- Desenvolver a consciência de que a água pode faltar um dia.
Desenvolvimento:
- Breve comentário sobre a importância da água;
- Seleção de reportagens sobre o desperdício da água em jornais;
- Reflexão sobre as diversas maneiras pelas quais podemos economizar água em nossas casas;
- Redação: Economizar água é preciso;
- Confecção de um painel.
ÁGUA DA VIDA
Objetivos:
- Reconhecer a importância da água na vida dos seres;
- Sensibilizar as crianças sobre o problema do lixo jogado nos rios;
- Trabalhar o respeito com o meio ambiente;
- Conhecer a realidade dos rios do município.
Desenvolvimento:
- Seleção de jornais com notícias relacionadas ao meio ambiente;
- Distribuição de jornais para seleção de reportagens e gravuras sobre meio ambiente, preservação e poluição;
- Passeio na comunidade, reconhecendo a realidade do meio ambiente, principalmente se no seu município tiver rio;
- Mutirão de coleta de lixo no rio envolvendo a comunidade local;
- Confecção de cartazes, produção de textos, poemas;
- Encerramento com apresentações culturais.
APROVEITE!!!
ABRAÇOS DA EQUIPE DE COORDENAÇÃO.
O blog está uma maravilha, mas por favor coloque sugestões para o ensino fundamental como por exemplo: pequenos textos que fale sobre o nosso tema....
ResponderExcluirBjinhos Eloisa
Olá, Eloísa!
ResponderExcluirAtenderemos o seu pedido o mais breve possível, ok!
Obrigada pela visita!