segunda-feira, 23 de abril de 2012

CAIXA DE AREIA: ATIVIDADE MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A criança em idade pré-escolar desenvolve movimentos básicos que serão necessários para o desenvolvimento posterior de outras habilidades motoras. Essa fase é o período mais crítico para que as formas motoras básicas sejam desenvolvidas corretamente. As crianças em sua maioria, desenvolvem os movimentos por conta própria, uma forma motora natural desenvolve-se à medida que a criança explora ou a pratica continuamente. 

Aluna do C.M.E. Aldair Coutinho Machado
Ao planejar movimentos criativos para crianças em idade pré-escolar, podem ser aplicados estímulos ambientais como o desenho, a arte e a música por serem motivadores e obterem bons resultados em crianças nessa faixa etária. A arte utilizada como forma de linguagem e comunicação motiva o desenvolvimento de respostas motoras criativas.

Outro recurso simples e eficaz é a Caixa de Areia, utilizada com cada vez mais frequência nas salas de Educação Infantil do município de São João da Barra. A Caixa de Areia serve para a criança realizar a movimentação de letras e números, desenvolver movimentos e traçados, intensificar o trabalho com as guirlandas e, consequentemente, preparar as crianças para a escrita da letra cursiva que só será utilizada no decorrer do 1º ano do Ensino Fundamental.

Movimentação da Letra Inicial do Nome
Para tal, a Coordenação Pedagógica da Educação Infantil distribuiu durante o Encontro Pedagógico de Professores da Pré-Escola, no dia 12/04, o KIT PSICOMOTOR contendo uma bandeja e um saco de areia colorida para que todos os professores possam desenvolver essa prática com seus alunos.



Vale ressaltar, que a professora Cristiana do C.M.E. de Aldair Coutinho Machado, já vem desenvolvendo um excelente trabalho com seus alunos utilizando a Caixa de Areia, incentivando-os através da psicomotricidade e levando-os a diversas descobertas.

Vamos abraçar essa ideia!!

Abraços!

Érika Alves e Wanessa Vilella
Coordenação Pedagógica da Educação Infantil

Um comentário: