No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a rotina é considerada um instrumento de dinamização da aprendizagem, facilitador das percepções infantis sobre o tempo e o espaço.
Uma rotina compreensível e claramente definida é, também, fator de segurança. Serve para orientar as ações das crianças e dos professores e favorece a previsão de situações que possam vir a acontecer. As atividades de rotina são aquelas que devem ser realizadas diariamente, oportunizando às crianças o desenvolvimento e a manutenção de hábitos indispensáveis à preservação da saúde física e mental como, por exemplo, a ordem, a organização, a higiene, o repouso, a alimentação correta, o tempo e o espaço adequados, as atitudes, as atividades do dia etc.
Se tomarmos como ponto de partida as orientações contidas nesse Referencial Curricular, a rotina será sempre uma parte importante no plano de trabalho do professor, que deverá considerar os dois âmbitos de experiências da criança (Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo), os Eixos de trabalho (Movimento, Artes visuais, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática), os Componentes curriculares (objetivos, conteúdos e orientações didáticas).
A Rotina Diária das turmas da Educação Infantil do município de São João da Barra contempla atividades diversas, tais como:
E.E.M. MANOEL LUIZ NOGUEIRA |
Roda de Cantos e Ritmos;
Roda de Conversa;
Roda de Leitura;
Roda de Leitura;
CRECHE MUNICIPAL PROFº JOÃO RODRIGUES PINTO |
Atividade Oral, Interpretativa, Imitativa e Dramatizada
E.M. JOSÉ ALVES BARRETO |
Lanche / Higiene;
C.M.E. ALDAIR COUTINHO MACHADO |
Atividade Oral e de Figuras e Palavras
E.E.M. MANOEL DUCAS DE BRITO |
Atividade Escrita, Produção Textual e Desenho
C.M.E. MARCOS MEDEIROS VALIENGO |
Psicomotricidade
E.M. AMÁLIA SOARES DE ALMEIDA |
Artes Plásticas
E.M. GUILHERMINA IGNÁCIO MENDONÇA |
Jogos de Raciocínio Lógico
Abraços!
Érika Alves e Wanessa Vilella
Coordenação Pedagógica da Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário