A matemática está presente em todas as atividades do homem, seja simples como repartir algo ou complexa como projetos de engenharia.
Quando a criança chega à escola, já traz um conhecimento geométrico construído em situações de brincadeiras, na interação com o outro e por meio de observação de objetos. Esses conhecimentos advindos de situações por ela vivenciadas como jogar bola, brincar de amarelinha, pular corda, jogos de encaixe, dentre outros, pouco tem sido explorado na escola. Desta forma, é fundamental que o professor reconheça e explore essas e outras situações como forma de contribuir para a aprendizagem do conhecimento geométrico das crianças.
Neste sentido, a CoordenaçãoPedagógica da Educação Infantil realizou o III Encontro Pedagógico, que teve como tema as FORMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL e aconteceu nos dias 08 e 09 de agosto e contou com a participação dos Pedagogos, Professores de Creche e Professores de Pré-Escola.
Durante o encontro, os profisionais puderam refletir sobre a importância do trabalho com as formas desde a Educação Infantil e a significativa contribuição para a construção das áreas de linguagem e lógico-matemática.
Ainda nesse momento, os professores receberam inúmeras sugestões práticas de como desenvolver tal conteúdo em sala de aula com seus pequenos, além de interagir com seus colegas de trabalho e trocar experiências.
Valeu pela parceria!
Abraços!
Érika Alves e Wanessa Vilella
Coordenação Pedagógica da Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário