1º PASSO – CONHECIMENTOS PRÉVIOS (RODINHA)
_Antes de ler o texto perguntar:
_Qual o tipo de texto que vamos ler? Mostrar o portador de texto.
_Irá falar de que?
_Para que serve?
_Onde pode ser encontrado?
_A partir dos conhecimentos prévios, (aquilo que a criança já sabe) explicar o que é um texto e falar dos diversos tipos, tais como: poesia, parlenda, quadrinhos, trava-línguas etc.
2º PASSO – APRESENTAÇÃO DO TEXTO
- Apresentar numa cartolina o texto ou escrevê-lo no quadro, em letra de forma maiúscula.
- Perguntar: O que vocês acham o que está escrito? Fazer com eles a leitura do texto.
- Terá personagens? Como eles serão? Quem será o autor?
- Organizar grupos de no máximo cinco.
- Distribuir cópias do texto em letras de forma maiúsculas.
- Fazer a leitura do texto, pausadamente e com entonação adequada, apontando palavra por palavra no cartaz. Os alunos deverão acompanhar através dos seus textos.
- Perguntar: Quem quer ler o texto? Permita que façam, mesmo que não saibam ler de maneira convencional, respeitando o seu tempo e seu ritmo.
3º PASSO – INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
- O que você achou do texto?
- Promover a interpretação oral do texto, perguntando: Qual o título? De que fala o texto? Quais os nomes dos personagens? Como eles são?
- O texto foi escrito com desenhos, números, símbolos ou letras?
- Mostrar que foi escrito com letras de forma maiúsculas, de cima para baixo e da direita para esquerda.
- As palavras estão grudadinhas uma nas outras ou separadas? Solicitar que pintem, em seus textos, os espaços entre as palavras. Em seguida, explique a função dos espaços em branco.
- Quais as palavras que têm sons finais semelhantes (rima)? Solicitar que encontrem no texto as palavras que rimam e cerquem.
- Solicitar que encontrem os personagens no texto.
- Quem quer escrever os nomes deles no quadro? Fazer oralmente a análise linguística da palavra, perguntando-lhes: Quantas letras têm as palavras? Qual a primeira? Qual a última?
4º PASSO – PRODUÇÃO TEXTUAL
- Selecionar uma imagem referente ao texto e apresente para os alunos. Explorar oralmente todas as interpretações possíveis.
- Produzir coletivamente um texto a partir das informações fornecidas pelos alunos. O professor registra no cartaz ou no quadro essas informações e em seguida, os alunos copiam.
- Solicitar que escrevam do seu jeito sobre a imagem apresentada, produzindo o texto individualmente.
Bom trabalho!!!
Érika Alves e Wanessa Vilella
Coordenação Pedagógica da Educação Infantil
Parabéns pelo ótimo trabalho!!!
ResponderExcluirAproveito para oferecer o selinho de aprovação (no meu blog aba ofereço), o selinho aprova o blog, vc merece!!!
orientarpedagogos.blogspot.com