Olá!
Estamos postando as expectativas de aprendizagm para que os professores observem que competências e habilidades o aluno de alfabetização precisa construir no seu processo de Aprendizagem.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Estamos postando as expectativas de aprendizagm para que os professores observem que competências e habilidades o aluno de alfabetização precisa construir no seu processo de Aprendizagem.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
COMUNICAÇÃO ORAL
- Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas;
- Mostrar interesse por ouvir e expressar sentimentos, experiências, idéias e opiniões;
- Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros;
- Conhecer e recontar um repertório variado de textos literários, preservando os elementos da linguagem escrita;
- Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
- Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos em que participa.
LEITURA
- Ouvir com atenção textos lidos;
- Refletir sobre o sistema alfabético com base na leitura de nomes próprios, rótulos de produtos e outros materiais – listas, calendários, cantigas e títulos de histórias, por exemplo-, sendo capaz de se guiar pelo contexto, antecipar e verificar o que está escrito;
- Ler textos conhecidos de memória, como parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções, de maneira a descobrir o que está escrito em diferentes trechos do texto, fazendo o ajuste do falado ao que está escrito e o uso do conhecimento que possuem sobre o sistema de escrita.
- Buscar e considerar indícios no texto que permitam verificar as antecipações realizadas para confirmar, corrigir, ajustar ou escolher entre várias possibilidades.
- Confrontar idéias, opiniões e interpretações, comentando e recomendando leituras, entre outras possibilidades;
- Relacionar texto e imagem ao antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heróis.
- Inferir o conteúdo de um texto antes de fazer a leitura com base em título, imagens, diagramação e informações contidas na capa, contracapa ou índice (no caso de livros e revistas).
ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL
- Conhecer as representações das letras maiúsculas do alfabeto de imprensa e a ordem alfabética;
- Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto;
- Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para a escrita;
- Produzir texto de memória de acordo com sua hipótese de escrita;
- Escrever usando a hipótese silábica, com ou sem valor sonoro convencional;
Abraço!!!
Débora F. Barcelos e criscilamara das Neves
Coordenadoras do Ensino Fundamental - 1º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário