terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA O 1º ANO

Olá!
Estamos postando as expectativas de aprendizagm  para que os professores observem que competências e habilidades o aluno de alfabetização precisa construir no seu processo de Aprendizagem.


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 COMUNICAÇÃO ORAL

 - Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas;

 - Mostrar interesse por ouvir e expressar sentimentos, experiências, idéias e opiniões;

 - Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros;

 - Conhecer e recontar um repertório variado de textos literários, preservando os elementos da linguagem escrita;

 - Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;

 - Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos em que participa.


 LEITURA


- Ouvir com atenção textos lidos;

 - Refletir sobre o sistema alfabético com base na leitura de nomes próprios, rótulos de produtos e outros materiais – listas, calendários, cantigas e títulos de histórias, por exemplo-, sendo capaz de se guiar pelo contexto, antecipar e verificar o que está escrito;

 - Ler textos conhecidos de memória, como parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções, de maneira a descobrir o que está escrito em diferentes trechos do texto, fazendo o ajuste do falado ao que está escrito e o uso do conhecimento que possuem sobre o sistema de escrita.

- Buscar e considerar indícios no texto que permitam verificar as antecipações realizadas para confirmar, corrigir, ajustar ou escolher entre várias possibilidades.

 - Confrontar idéias, opiniões e interpretações, comentando e recomendando leituras, entre outras possibilidades;

 - Relacionar texto e imagem ao antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heróis.

 - Inferir o conteúdo de um texto antes de fazer a leitura com base em título, imagens, diagramação e informações contidas na capa, contracapa ou índice (no caso de livros e revistas).

ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL


 - Conhecer as representações das letras maiúsculas do alfabeto de imprensa e a ordem alfabética;

 - Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto;

- Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para a escrita;

 - Produzir texto de memória de acordo com sua hipótese de escrita;

 - Escrever usando a hipótese silábica, com ou sem valor sonoro convencional;

Abraço!!!
Débora F. Barcelos e criscilamara das Neves
Coordenadoras do Ensino Fundamental - 1º ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário