terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

GUIA PRÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL

AOS PROFISSIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

“Um excelente EDUCADOR não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.” (Augusto Cury)

 Segundo Delors, o EDUCADOR deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
Com base na visão dos quatro pilares do conhecimento, pode-se prever grandes conseqüências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente.

1- PLANEJAMENTO E PLANO INTERDISCIPLINAR

✔A Coordenação Pedagógica fornecerá o planejamento ANUAL do Ensino Fundamental que apresenta os conteúdos pertinentes a cada ano de escolaridade.

✔ Os professores de cada ano de escolaridade deverão a partir do planejamento ANUAL elaborar um único planejamento BIMESTRAL, contemplando todos os conteúdos;

✔ O tema anual do Projeto Pedagógico da Secretaria de Educação deve ser contemplado nos quatro bimestres

TEMA: “De Pero de Góis ao Porto do Açu: a Construção de uma Nova Cidade”


✔ A organização dos conteúdos deve ser feita a partir das disciplinas de trabalho;

✔ O professor deve elaborar um plano Interdisciplinar MENSAL ou QUINZENAL, em que serão listados os conteúdos que serão trabalhados e as estratégias utilizadas. Vale ressaltar, que o objetivo deste plano é desenvolver a Interdisciplinariedade e auxiliar o professor na organização das aulas.


2 – ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA A ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES
✔ O cabeçalho completo (nome da escola, nome do aluno, nome do professor, turma, data) deve aparecer em todas as atividades e estas devem ter margens;

✔ As atividades que forem retiradas de livros ou xerocadas devem ser revisadas anteriormente, evitando que o nome ou página e outras informações do material pesquisado apareçam;

✔ A letra de imprensa (caixa alta) deve ser utilizada em todas as atividades, principalmente das turmas do 1º ano.

✔ É imprescindível que as atividades sejam revisadas, evitando assim, a reprodução de erros ortográficos.

✔ Atenção! Todo professor deve ter o manual das novas regras ortográficas como material de pesquisa para elaboração de suas aulas e atividades;

✔ Todas as salas devem ter o ALFABETO (com os quatro tipos de letras)exposto em local de fácil visualização;

3 – AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO)
  •  AVALIAÇÕES BIMESTRAIS – valor 60% (sessenta por cento). Devem ser contextualizadas.
  • Durante cada bimestre o professor deve utilizar no mínimo outros três instrumentos de avaliação que somem o total de 30% (trinta por cento)
Esses outros instrumentos podem ser por exemplo: pesquisas, leituras diárias, trbalhos individuais e/ou coletivos, simulados, gincanas, avaliação oral, feiras ou oficinas pedagógicas, simulados, entre outros.
  • O valor de 10% (dez por cento) será atribuído à avaliação dos aspectos sociais na produção conhecimento e nas suas relações intra e interpessoais, a considerar: Pontualidade, assiduidade, iniciativa, participação, responsabilidade.
ATENÇÃO!
 Ao final do 2º semestre as turmas do 1º ano serão avaliadas através de uma atividade de VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM elaborada pela Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental.


Abraço!
Débora Barcelos, Criscilamara das Neves e Ester Hernandes
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

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