terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PRÓ-LETRAMENTO

A coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação está oferecendo o curso do PRÓ-LETRAMENTO em Linguagem e Alfabetização (Português) e Matemática com vagas limitadas para os dois turnos - manhã e tarde.

ATENÇÃO AOS INFORMES:

O QUE É O PRÓ – LETRAMENTO?

O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. O Programa é do MEC, em parceria com Universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.
O Pró-Letramento funciona na modalidade à distância. Para isso, utiliza material impresso e vídeos e conta com atividades presenciais, que são acompanhadas por professores orientadores, também chamados tutores.

OS OBJETIVOS DO PRÓ-LETRAMENTO SÃO:


♦ Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática;

♦ Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;

♦ Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem;

♦ Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;

♦ Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo Universidades, Secretarias de Educação e Escolas Públicas dos Sistemas de Ensino.

POR QUE FORMAÇÃO CONTINUADA?

A formação continuada é uma exigência da atividade profissional no mundo atual, não podendo ser reduzida a uma ação compensatória de fragilidades da formação inicial. O conhecimento adquirido na formação inicial se reelabora e se especifica na atividade profissional, para atender a mobilidade, a complexidade e a diversidade das situações que solicitam intervenções adequadas. Assim, a formação continuada deve desenvolver uma atitude investigativa e reflexiva, tendo em vista que a atividade profissional é um campo de produção do conhecimento, envolvendo aprendizagens que vão além da simples aplicação do que foi estudado.
A formação continuada de caráter reflexivo considera o professor sujeito da ação, valoriza suas experiências pessoais, suas incursões teóricas, seus saberes da prática e possibilita-lhe que, no processo, atribua novos significados a sua prática e compreenda e enfrente as dificuldades com as quais se depara no dia-a-dia. Ainda não se pode perder de vista a articulação entre formação e profissionalização, na medida em que uma política de formação implica ações efetivas, no sentido de melhorar a qualidade do ensino, as condições de trabalho e ainda contribuir para a evolução funcional dos professores.

FUNCIONAMENTO DO CURSO – SEMEC


▪ INSCRIÇÃO: (Formulário em anexo)

As inscrições serão para todos os professores regentes de turma, das séries iniciais, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do 1º segmento.
Serão disponíveis 50 vagas para Linguagem e Alfabetização e 50 para Matemática.

LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO
Turmas: 25 cursistas – MANHà            
             25 cursistas – TARDE

Tutoras – Débora F. Barcelos
                      Criscilamara das Neves

 MATEMÁTICA
Turmas: 25 cursistas – MANHà          
             25 cursistas – TARDE

Tutoras – Fabilma V. de Menezes
                      Franciane Toledo

OBS: A direção deve recolher as fichas de inscrições de seus professores e entregar à Coordenação do Pró-Letramento  na Secretaria de Educação.

▪ CARGA HORÁRIA:
84 Horas presenciais
36 horas à distância
total = 120 horas
O curso será realizado uma vez por semana no horário contra turno do trabalho – Carga horária semanal - 4 horas

O certificado do cursista será expedido pela UFRJ no final do curso.


“O querer aprender, cada vez mais, é uma escolha do professor por sua formação continuada, como agente central na reflexão educacional e na resignificação de sua prática”. Nóvoa (2001)
Ainda dá tempo! Aproveitem essa oportunidade!!
 Procure a coordenação Pedagógica para realizar a sua inscrição.
Abraço!
Equipe de Coordenação e Tutoria do Pró-letramento

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