quarta-feira, 22 de abril de 2009

Boas-Vindas!!!


O que nos incentiva a cada dia é a capacidade e possibilidade que temos agora, através dos cargos que ocupamos, de poder olhar as escolas, os funcionários e os alunos de um outro lugar; enxergar o que antes não enxergávamos e, principalmente, podermos contribuir para a construção de uma educação cada vez melhor, já que podemos opinar em questões que dizem respeito às escolas e nossa experiência nos trazem subsídios para contribuirmos e nos apontam caminhos que tentamos trilhar de maneira mais coerente possível. Assim é o nosso sonho: inclusão na rede regular, parceria escola e equipe técnica, articulação nas áreas de ensino, escola participante, formação continuada dos educadores.

Precisamos contribuir para que as relações entre as escolas e a Secretaria de Educação e Cultura, saiam do lugar da queixa e passem para o sincronismo positivo. Não acreditamos em mares de rosa, o mundo é dialético, a realidade contraditória. Mas acreditamos que o conflito é fator de evolução para todos.

Trabalhamos resgatando os planos interdisciplinares para propormos ações e projetos que estão em consonância. Assim procuramos imprimir coerência às ações propostas e que se refletem na escola, nos alunos, professores, etc. Organizamos o tempo de acordo com as prioridades administrativas e técnico-pedagógicas. Repensar o tempo destinado a cada ação tem sido uma atitude cotidiana. Contribuímos com rigor, pesquisa e responsabilidade em cada tarefa. Retomar, reconstruir planejamentos sistematicamente, mostra o quanto de fato as ações são efetivadas. A contribuição é a da co-responsabilidade assumida pelo encaminhamento de tudo isto e de tudo o que virá.

Nestas orientações muitas vezes não conseguimos agradar a todos, mas o que motiva estas ações é o nosso senso de justiça e principalmente de respeito. Conseguimos efetuar uma conduta e, portanto, o que é mais importante um modelo a ser seguido de orientações às pessoas com respeito e, sobretudo com firmeza e muita transparência. As limitações são muitas, mas a ousadia maior foi dar conta de todas essas ações e colher frutos, que podem ser percebidas nos índices de aprendizagem dos alunos.

Pensamos que as dificuldades precisam estar onde estão e devem ser como são, elas fazem parte de nosso aprendizado, as pessoas que estão a nossa volta precisam saber disso e é de nossa responsabilidade que elas saibam. Assim, mesmo que muitas vezes nos encontramos nos limites de nossa compreensão temos que superar esses momentos e criar condições para que os outros as superem. No nosso caso, profissionais da educação, bastante simples, mas de eficiência complexa, temos sempre muito a superar. Acreditamos no trabalho em equipe. Tudo isso embasado no ideal da Educação como um todo que transforma o homem em um ser reflexivo, capaz de ser autor do próprio processo educativo.

Ainda há muito por fazer, muito que aprender, mas esperamos que o trabalho desenvolvido tenha contribuído para que a educação em São João da Barra seja um pouco melhor. E é lógico se isso é possível é mérito de toda equipe da Secretaria de Educação e Cultura que se dedica com coragem, ousadia e sonhos que se Integram harmoniosamente.

Abraços!

Equipe da Coordenação Pedagógica da SEMEC

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