segunda-feira, 26 de outubro de 2009

1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA



A Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes realizará o 1º Seminário de Educação Inclusiva dos dias 26 a 28, no Teatro Municipal Trianon e na Faculdade de Direito de Campos. O evento vai receber 800 profissionais da educação para discutir o tema: "Direito à diversidade", tendo como objetivo discutir a questão da acessibilidade nas escolas da rede municipal de ensino e apresentar propostas para oferecer melhor atendimento aos portadores de necessidades educacionais especiais atendidos pela prefeitura.

Nos dois primeiros dias, o evento acontecerá das 8h às 20h, no Trianon. Já no dia 28, a programação acontecerá na Faculdade de Direito, das 8h às 18h, com a realização de diferentes oficinas.

Segundo a diretora do Departamento de Ensino aos Portadores de Necessidades Especiais da secretaria, Cerlene Freitas, outros 19 municípios foram convidados para o evento, no qual Campos é pólo na capacitação para educação inclusiva. Entre os municípios convidados está São João da Barra, que será representado pela psicóloga Ester Hernandes e a supervisora Cláudia.

Palestras - O evento contará com palestra de Sara Bentes, da ONG Vez e Voz, que abordará o tema "Como relacionar com as pessoas com deficiência". O seminário também contará com apresentação musical feita por Sarah Barreto Marques, deficiente visual e aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

Alberto Pereira, da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Instituto Laramara), também concederá palestra sobre "Diversidade, inclusão, tecnologia e cidadania". Outra especialista convidada é Izabel Cristina de Souza Moura, da Fundação Helena Antipoff. O terapeuta ocupacional, professor Antônio Carlos de Freitas, desenvolve trabalho específico com Equoterapia e também contribuirá com o evento.

A Síndrome de Down também será tema de palestra da Coordenadora de Educação Especial da Rede Municipal de Niterói (RJ), Nelma Pintor. Ela é Mestre em Educação (UFF) e doutoranda do Programa da Saúde da Mulher e da Criança (IFF/Fiocruz). A programação conta, ainda, com uma conferência sobre "Núcleo de Computação eletrônica e educação inclusiva", que será proferida pelo professor do Núcleo de Computação Eletrônica e Educação Inclusiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bernard Condorcet.

A assistente de Direção do Instituto Helena Antipoff, Mércia Cabral de Oliveira, vai falar sobre avaliação de alunos com necessidades educacionais especiais. Já Claudine de Macedo Varela, mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), delineará o tema "Alunos Superdotados". Além disso, haverá esquetes sobre os "micos" da inclusão, apresentações musicais e debate.

Abraços!

Coordenação Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário