domingo, 13 de março de 2011

Programa Formação pela Escola


O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações. 

Os cursos são ofertados em módulos:
  • Competências Básicas; Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE;
  • Módulo Programa de Transporte Escolar;
  • Módulo Programa do Livro – PLI;
  • Módulo Programa Nacional de Alimentação Escolar;
  • Módulo Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da
  • Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação; Módulo de Prestação de Contas;
  • Módulo Controle Social para Conselheiros (Específico para Conselheiros).
Esses cursos tem duração de 8 horas presenciais e mais 32 horas online, onde os cursistas terão acesso aos conteúdos para estudos e atividades.
A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra abriu a sua primeira turma com o Módulo Controle Social para Conselheiros.
14/03/11 – Primeiro encontro presencial do Módulo Controle Social para Conselheiros das 09:00h as 13:00h com carga horária de 4h, no Cine Teatro de São João da Barra.
20/04/11 – Segundo encontro presencial do Módulo Controle Social para Conselheiros das 09:00h às 13:00h, com carga horária de 4h, no Auditório da Prefeitura de São João da Barra.
14/03 até 24/04 – Para as pessoas que não tiverem internet em casa, a Secretaria de Educação estará disponibilizando os computadores da Elo Digital para os cursistas terem acesso ao site do FNDE – Formação pela Escola (Módulo Controle Social para Conselheiros), poderem estudar os conteúdos e estarem respondendo as atividades.
Datas para leitura e envio das atividades:
14/03 a 23/03/11 – Estudo dos conteúdos e envio da Unidade I.
24/03 a 12/04/11 – Estudo dos conteúdos e envio da Unidade II.
13/04 a 24/04/11 – Estudo dos conteúdos e envio da Unidade III.

Foi formado um grupo no gmail para maior interação entre os cursistas de São João da Barra no Módulo Controle Social para Conselheiros.
  
Neste módulo, será abordado o tema acompanhamento e controle social em relação às políticas públicas educacionais. É um tema importante porque trata diretamente de questões relacionadas com o exercício da cidadania.

Outros Módulos estarão sendo ofertados durante o ano de 2011.

Participem!!

Ester Hernandes Carvalho
Tutora Municipal do Formação pela Escola
SEMEC

Um comentário:

  1. Olá, a todos que fazem parte deste blog! Quero parabenizá-los pelo lindo trabalho desenvolvido. Amei de coração, tanto, que já estou seguindo-o!bjs sucesso... Jesus abençoe vcs!!!

    ResponderExcluir