quinta-feira, 19 de abril de 2012

CRECHE: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

Movimentos Coordenados
O cotidiano de uma creche tem de contemplar muitas propostas de trabalho: é preciso coordenar atividades de sala, das brincadeiras aos cuidados, garantindo momentos de aprendizagem de modo articulado. Por isso, o planejamento é fundamental. Programar-se de modo minucioso, levando em conta as particularidades de cada criança e se mantendo atento ao que ocorre à sua volta, é a melhor forma de garantir que os pequenos aprendam em grupo.

Jogos Tradicionais: Pé na Lata
Desta forma, a Coordenação Pedagógica da Educação Infantil reuniu os Professores de Creche, a fim de discutir, analisar e vivenciar alguns eixos de aprendizagem que permeiam este segmento, tais como:
 
1. Exploração dos objetos e brincadeiras;
2. Linguagem oral e comunicação;
3. Desafios corporais;
4. Exploração do ambiente;
5. Identidade e autonomia;
6. Exploração e linguagem plástica;
7. Linguagem musical e expressão corporal.


Tiro ao Alvo
Durante o encontro, os professores participaram de diversas dinâmicas corporais, envolvendo psicomotricidade, desenho e escrita. 
Outro ponto alto do encontro, foi a abordagem de temas como Psicomotricidade e Linguagem Escrita, onde foram apresentadas e discutidas atividades que sirvam de preparação para a letra manuscrita e a utilização de guirlandas para o desenvolvimento motor das crianças. 
Equilíbrio e Concentração


A interatividade, a participação e, principalmente a troca de experiências contribuíram significativamente para aquisição de novos conhecimentos e enriquecimento da prática de muitos profissionais da Educação.


Valeu pela participação!

Abraços!



Érika Alves e Wanessa Vilella
                                  Coordenação Pedagógica da Educação Infantil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário