domingo, 17 de maio de 2009

Competências da escrita no ano inicial do Ensino Fundamental.



COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:


O desenvolvimento da consciência linguística será uma das primeiras tarefas. Isto poderá ser desenvolvido por meio da oralidade. Contar histórias, ouvir causos, fazer rimas, ler trava línguas, ouvir lendas trabalhar com todas as audições orais possíveis. Trazer os gêneros textuais mais próximos das crianças nesta idade para dentro da sala de aula. Bilhetes, cartazes, infográficos, esquemas, ilustrações, propagandas, versos e outros. O profesor ainda terá que funcionar, em muitos casos, como escriba da criança, pois muitas delas não frequentaram a Educação Infantil, e, portanto, ainda precisam de um bom trabalho de socialização, educação motora, raciocínio lógico e condições coletivas de trabalho. Caso seus alunos não apresentem este quadro, a sensibilização para o processo formal da leitura e escrita deve ser desenvolvio, ou apresentado sempre a partir do conceito de gêneros, ou seja, a produção da escrita precisa ter um significado para a criança. Assim ela deverá tentar ou escrever coisas que realmente estejam no seu cotidiano. Sons, palavras, letras, frases, textos, histórias, músicas, desenhos, modelagens tudo pode ser usado, pois a prioridade é o trabalho rico em diversidade de linguagens e principalmente em diversidades de possibilidades. Desta forma, ler e escrever passarão a ser consequência desta interação, não somente o objetivo final. Atente-se para o tempo de cada criança. Ainda, nesta idade, há muita diferença no desenvolvimento de uma para outra.


" Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando deixa de focalizar as suas metas." (autor desconhecido)

BOM TRABALHO!!

Abraço - Equipe de coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário