quinta-feira, 28 de maio de 2009

ESCOLA ATIVA

As Coordenadoras da SEMEC - Fabilma V. de Menezes e Ana Beatriz Ferreira Primo passaram uma semana ( 18 a 22 de Maio) no Município de Seropédica em nosso Estado, mais precisamente na UFRRJ( Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) participando de uma formação onde o foco são escolas do campo ( termo usado pelos formadores do programa) onde se encontra, em sua maioria, a classe multisseriada. O Escola Ativa pretende melhorar a qualidade do Ensino Fundamental, reduzir distorção idade/série e aperfeiçoar o nível de aprendizagem.

Mas, o que é a Escola Ativa? Escola Ativa é uma proposta metodológica voltada para classes multisseriadas, que combina, na sala de aula, uma série de elementos e de instrumentos de caráter pedagógico/administrativo, cuja implementação objetiva aumentar a qualidade do ensino oferecido naquelas classes. As concepções que fundamentam a Escola Ativa são baseadas na compreensão de que para se obter mudanças no ensino tradicional, melhorar a prática dos docentes e, conseqüentemente, a aprendizagem dos alunos nestas classes, deve-se levar em conta:a aprendizagem ativa e centrada no aluno;aprendizagem cooperativa;avaliação contínua e no processo;recuperação paralela;promoção flexível.
Partindo destas concepções, a proposta da Escola Ativa é estruturada levando em conta estratégias vivenciais que objetivam a aprendizagem e a participação, estimulando hábitos de colaboração, companheirismo, solidariedade, participação na gestão da escola pelos alunos e melhoria da atuação dos professores em sala. Estas estratégias são chamadas de elementos. São eles:

Guias de aprendizagem:
Livros didáticos específicos para utilização na Escola Ativa
Trabalho em grupo:Alunos organizados em pequenos grupos trabalhando em conjunto ou com o professor.
Cantinhos de aprendizagem:Espaços montados pelos alunos, professores e comunidade.
Governo estudantil:Viabiliza e legitima, através do voto, a participação ativa e democrática dos alunos na gestão da escola, quer na parte administrativa, quer na pedagógica.
Comunidade: Promove relações estreitas com a comunidade visando à formação integral do aluno.
Capacitação de professores:Promove melhoria na prática pedagógica do professor, desenvolvendo seus conhecimentos em oficinas de capacitação.

O curso é presencial, com duração de 200 horas, em cinco módulos. Criado em 1996, o programa atendeu, até 2007, municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2008, passou a atender todas as regiões. Ainda teremos mais 4 Encontros ( módulos) para que possamos estar capacitadas pelo MEC, em parceria com e Universidade (UFRRJ), Para então começarmos a fazer a formação com nossos professores, esses outros encontros estão previstos para Junho, Agosto, Setembro e Novembro, de uma semana cada módulo. Acreditamos que essa formação é de grande relevância para nossas Escolas Rurais (Escolas do Campo) e contamos, portanto com o seu sucesso em nosso Município o que cremos depende de todos nós.



Beijos!
Coordenação Pedagógica

Um comentário:

  1. Regina Lannes16 junho, 2009

    Valeu meninas!
    É muito bom participar de uma equipe que não está só envolvida com a Educação.É COMPROMETIDA!
    Me orgulho de trabalhar nessa equipe.

    Regina Lannes

    ResponderExcluir