segunda-feira, 1 de junho de 2009

Atividades para a Educação Infantil


Punsão e Lateralidade

Recursos: Caixas de papelão, caneta, folha avulsa de desenho e fita adesiva.

Estratégias:
1. Solicitar aos alunos para:
a. Explorarem as caixas (forma, peso,espessura,altura,largura, etc.)
b. Trocarem as caixas entre si;
c. Colocarem as caixas uma dentro da outra, uma atrás da outra, uma ao lado da outra; d. Posicionarem a caixa frente ao corpo, atrás do corpo, ao lado esquerdo do corpo, ao lado direito do corpo, sobre o corpo, etc.; (esquema e imagem corporal);
e. Brincarem espontaneamente com as caixas (entrar sozinho, em duplas, puxar o colega na caixa, etc.);
f. Desmontarem a caixa, observar as dobras da caixa, remontar a caixa,rasgar a caixa (tonicidade);
g. Perfurarem livremente um pedaço do papelão com a ponta da caneta na sala de aula;

h. Perfurarem um outro pedaço do papelão com a ponta da caneta seguindo comandos: forte, fraco, lento, rápido,etc.;
i. Perfurarem livremente um pedaço do papelão com a ponta da caneta fora da sala de aula; (reorganização espacial)

2. Cada um à sua mesa individual. Fixar com fita adesiva a um pedaço de papelão folhas avulsas com desenhos de formas geométricas. Solicitar às crianças que façam a perfuração sobre a figura de maneira seqüencial (da esquerda para a direita e de cima para baixo).

Diferentes Grafias

Recursos
Pares de cartões com letras bastão e cursiva.

Estratégias

1. Confeccionar com os alunos pares de cartões com letras bastão e cursiva correspondente.

2. Esconder pela sala de aula os cartões de letra cursiva.

3. Distribuir aos alunos somente os cartões de letras bastão. Pedir que cada um procure na sala o par do cartão com a letra correspondente à que recebeu.

4. Trocar as letras entre os alunos para que possam fazer novas buscas.

Formas Geométricas

Recursos
Papel bobina, tinta, um pano umedecido por aluno.

Estratégias

1. Levar os alunos para espaço externo à sala de aula.

2. Distribuir, aproximadamente, dois ou três metros de papel bobina para cada aluno.

3. Pedir que tirem os sapatos e sentem-se sobre o próprio papel.

4. Um a um, pintar a sola do pé dos alunos com tinta colorida:
a. vermelho: pedir para andarem sobre o papel e formarem um círculo;
b. azul: formar um quadrado;
c. amarelo: formar um retângulo;
d. verde: formar um triângulo.

Entre uma forma colorida e outra, solicitar que limpem os pés com o pano umedecido.

5. Criar com os alunos um título para o trabalho. Expor as pegadas pelos corredores da escola.

Bom trabalho!
Cooordenação Pedagógica da SEMEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário