sexta-feira, 12 de junho de 2009

EDUCACENSO 2009

O Censo Escolar da Educação Básica 2009 (Educacenso) já está aberto para as escolas públicas e privadas de todo o país. Os dados deverão ser enviados até 31 de agosto pelo site (http://www.educacenso.inep.gov.br) do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O levantamento, feito anualmente, conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as instituições de ensino.
O Educacenso é, atualmente, o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial e educação de jovens e adultos (EJA).
Os dados do Educacenso, por exemplo, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), servem como base de cálculo para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sendo um dos instrumentos utilizados para acompanhar o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE do município e do estado.
Os dados são essenciais para a execução de programas na área da educação, incluindo a definição de critérios para transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2009 serão divulgados até o final de novembro.

Diretores, fiquem atentos e não deixem o trabalho para a última hora!!

Abraços!

Coordenação Pedagógica da SEMEC

2 comentários:

  1. Obrigada por lembrar!!! bjs.....

    ResponderExcluir
  2. terminei de postar os dados dia 31/08/2009 as 22 horas nao enviei porque estava esperando o aval da secretaria de educação do municipio de arapiraca. fui informada que o censo da escola nao foi enviado. E agora quem vai responder por isso?

    ResponderExcluir