sábado, 6 de março de 2010

Diretrizes da Educação Infantil

O professor de educação infantil tem que gostar de criança; respeitar a maneira da criança, ser, pensar e ver o mundo... Sentar no chão, cantar, dançar, brincar... Enfim, ser criança. Esse profissional deve ser capaz de construir uma relação que transmita segurança para a criança, valorizando seu potencial. O profissionalismo docente e suas exigências se aplicam a todos os educadores, tanto da Educação Infantil quanto dos demais. Porém, no caso da Educação Infantil, as competências que definem a atuação desse profissional possuem perfis próprios.

A relação e o estabelecimento de vínculo constituem, provavelmente, o recurso fundamental no trabalho com crianças pequenas. Por isso, a importância de um profissional comprometido e identificado com o trabalho de Educação Infantil.Para tanto, o mesmo deve desenvolver as seguintes ações:

  • Evitar atividades repetitivas e mecânicas;
  • Coordenação motora: evitar pontilhados. Trabalhar os movimentos do corpo;
  • Contextualizar os conteúdos;
  • Diversidade de textos (histórias, músicas, parlendas, adivinhações, etc);
  • Introduzir letra de forma maiúscula na escrita, mas não deixar de apresentar outras formas de escrita: forma minúscula, manuscrita maiúscula e minúscula;
  • A letra manuscrita deverá ser utilizada apenas no P2, após a criança reconhecer todas as letras do alfabeto num contexto;
  • Desenvolver corretamente o traçado das letras manuscritas quando forem utilizadas no P2;
  • Observar ao longo de cada semestre, os níveis de leitura, escrita e oralidade;
  • Ao trabalhar cores, formas geométricas, numerais, o professor deverá apresentar sempre mais de uma possibilidade. Ex: Se vou trabalhar a cor vermelha devo apresentá-la juntamente com outras cores. Se vou trabalhar o numeral 3, deve-se apresentá-lo na reta numérica onde estão os numerais de 0 a 9.
  • Relação TODO/PARTES - Quando utilizar quebra-cabeça deve-se nas primeiras atividades mostrar um já montado para facilitar a aprendizagem do jogo. Como exemplo, temos as letras e as palavras. Não deve haver preocupação com a seqüência das letras do alfabeto, assim como dos numerais, pois são encontrados num contexto e não isoladamente. Por isso a importância do trabalho com rótulos, cartazes etc.
  • Explorar sempre o alfabeto fazendo a relação do som e o nome de cada letra (consciência fonológica);
  • Ambiente alfabetizador;
  • Utilizar um livro de literatura infantil, com objetivos e contextualização dos conteúdos;
  • Elaborar no início do ano letivo o Planejamento Anual, utlizando os conteúdos mínimos e adequando-se aos temas bimestrais propostos pela Coordenação Pedagógica da Educação Infantil;
  • Plano interdisciplinar semanal ou quinzenal; Interdisciplinaridade (desenvolver os possíveis conteúdos dos eixos de trabalho a partir de um contexto);
  • Projeto: trabalhar tema gerador;
  • Os alunos do P2, ao final do ano letivo, farão a Atividade Avaliativa da Educação Infantil que será elaborada pela Coordenação Pedagógica deste segmento;
  • Os alunos do C3 e P1 receberão uma pasta catálogo, onde devem estar arquivadas as atividades diversificadas fornecidas pela Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, visando o desenvolvimento das habilidades dos mesmos e o alcance das metas deste segmento;
  • A organização dos conteúdos deve ser feita a partir dos eixos de trabalho:

Ø Identidade E Autonomia

Ø Linguagem Oral E Escrita

Ø Matemática

Ø Natureza E Sociedade

Ø Movimento

Ø Música

Ø Artes

• Organizar as aulas a partir da rotina diária.

Bom Trabalho!

Érika Alves e Wanessa Vilella

Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil

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