quarta-feira, 17 de março de 2010

PROJETO - "O BRASIL DE PORTINARI"

Projeto Portinari leva exposição e Bauzinho do Candinho ao ensino de São João da Barra


“O alvo de minha pintura é o sentimento. Para mim, a técnica é meramente um meio, porém um meio indispensável”. Dessa forma, José Candido Portinari definiu sua paixão pela arte e marcou a história do Brasil com seu legado de telas, pinturas e poesias, que tão bem retratam o país. Um pouco da história desse grande artista pode ser conferida na exposição “O Brasil de Portinari”, que apresenta 22 réplicas das telas do artista, e que fica em cartaz até o dia 30 deste mês no Palácio Cultural Carlos Martins, em São João da Barra, sempre de segunda a sexta, das de 9h às 11h e das 14h às 17h.
Na última quarta, dia 17, a coordenadora do Núcleo de Arte, Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari, Suely Avelar, ministrou um seminário para orientar professores da rede municipal de ensino, a utilizar o Bauzinho do Pintor, como auxílio em sala de aula. O baú, ofertado a cada escola do município e bibliotecas dos centros culturais, contém material didático, caderno de orientação ao professor, catálogo linha do tempo, CD Rom de Viagem ao Mundo de Candinho, o livro Menino de Engenho, jogos relacionados ao trabalho do pintor, além de 25 pranchas com réplicas da obra do artista, que podem ser usadas de forma interdisciplinar no ensino do 6º ao nono ano e Ensino Médio.
A capacitação de professores continua nesta quinta, dia 18, às 9h, onde professores vão aprender a utilizar as pranchas com as pinturas para as aulas, em diversas disciplinas.
— Portinari só viveu de arte. Estudou como ouvinte na Escola Nacional de Belas Artes, onde se destacou com exposições no Salão Geral de Belas Artes, até fazer sua carreira de pintor, que teve início com sua primeira exposição no Salão, em 1922, onde recebeu uma menção honrosa por um retrato, que seria possivelmente de um amigo. No livro “Linha do tempo”, os professores podem abordar não só questões da vida de Portinari, mas fatos sociais e de artes importantes na história do Brasil e do mundo — explicou a coordenadora, durante a apresentação aos professores no Cine Teatro São João.
No Palácio Cultural, as escolas podem participar de visitas guiadas, que podem ser agendadas pelas escolas do município. Entre as obras, poderão ser vistos trabalhos importantes do artista como: “Descobrimento”, cujo original encontra-se na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, “Malhando Judas” (1940), “Fauna e Flora” (1934), “Crianças Brincando” (1956), “Meninos no Balanço” (1960), “Circo” (1940); as pinturas dedicadas à família, tais como: Retrato de João Candido com cavalos (1941), Retrato de Maria (1932), Auto-Retrato (1957), Denise a Cavalo (1960).
Essa é a terceira vez que o Projeto Portinari, que tem apoio da Petrobras, vem a São João da Barra. Segunda vez com a exposição “O Brasil de Portinari”. A exposição recente foi “Portinari – Pintor da Paz”.
Coordenação Pedagógica – A equipe da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura comemora a parceria com o projeto, que pode ser um aliado à proposta de ensino da rede municipal. O tema gerador utilizado pelas escolas este ano é “Educação: Princípio, Atitude e Ação”, que já vem sendo desenvolvido através de Projetos Pedagógicos bimestrais, cujos subtemas são: “África – Brasil: Uma relação multicultural” (em desenvolvimento), “Futebol por um mundo melhor – Da Alemanha para a África”, “Cidadania: Atitude e Ação” e “Biodiversidade, Educação e Conscientização”.
Texto elaborado pela jornalista Carla Cardoso - Secretaria de comunicação
Revisão - Coordenação Pedagógica da SEMEC




Abraço!

Coordenação Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário