No Encontro Pedagógico alguns professores participaram de uma dinâmica muito legal e criativa.
Dentro do Tema " Leituras Compartilhadas", a abordagem principal foi a cultura da África e assim,todos teriam que contar uma história em sequência, utilizando vocábulos de origem africana. A brincadeira foi divertida e resultou num texto super legal!! E o melhor é que os professores poderão utilizá-lo com os alunos em sala de aula para desenvolver o Projeto Pedagógico: " Afro-Brasileiro: um povo, uma cultura, uma história"
TEXTO ELABORADO
NOSSAS RAÍZES
"ERA UMA VEZ UMA MENINA CHAMADA NÚBIA QUE DESCOBRIU QUE O SAMBA TINHA ORIGEM AFRICANA.
ELA CHEGOU À CIDADE DE SÃO JOÃO DA BARRA E PERCEBEU QUE MUITAS PESSOAS NA CIDADE TAMBÉM GOSTAVAM DE ALGUNS ELEMENTOS DE ORIGEM AFRICANA, INCLUSIVE, APRECIAVAM BEBER CACHAÇA.
NÚBIA TINHA UM GRANDE SONHO,CONHECER A CIDADE DE SALVADOR, NA BAHIA, E EXPERIMENTAR O FAMOSO ACARAJÉ, FEITO POR LINDAS BAIANAS NEGRAS.
COMO ELA NÃO PODIA IR À SALVADOR, FICOU POR AQUI MESMO E DECICIU CONHECER A PRAÇA DE SÃO JOÃO BATISTA, ONDE VIU MUITAS PESSOAS REUNIDAS, E NAQUELE MOMENTO ACABOU CONHECENDO O ABADÁ, DESCOBRIU, ENTÃO, O QUANTO ERA MARAVILHOSO DANÇAR NESTE LUGAR. DANÇOU TANTO QUE ACABOU CAINDO DO TAMANCO.
DEPOIS DE TANTA DIVERSÃO, NÚBIA FOI PARAR POR ENGANO NUM CATIVEIRO, MAS LOGO CONSEGUIU SAIR DE LÁ, E, APESAR DE TODA ANIMAÇÃO DO CARNAVAL, VIU QUE SÃO JOÃO DA BARRA TAMBÉM É UMA CIDADE DE MUITAS IGREJAS E RELIGIOSIDADE, QUIS ENTÃO, CONHECER A HISTÓRIA E A RELIGIÃO DESTA CIDADE.
MESMO SENDO UM LUGAR TÃO INTERESSANTE E DE MUITA RELIGIOSIDADE, NÚBIA FOI APRESENTADA AO CACHIMBO E RESOLVEU FUMÁ-LO, PORQUE DESCOBRIU QUE OS NEGROS, ANTIGAMENTE, TAMBÉM FUMAVAM CACHIMBO, MAS FICOU COM MEDO DE SER ROTULADA, POR CAUSA DO PRECONCEITO E DESISTIU.
A MENINA TAMBÉM FICOU EUFÓRICA QUANDO CONHECEU A CHIBATA E VIU COMO ERA MESMO A HISTÓRIA DOS AFRO-DESCENDENTES QUANDO CHEGARAM AQUI, MEDIANTE TANTO SOFRIMENTO.
TERMINANDO SUA PASSAGEM POR SÃO JOÃO DA BARRA, ELA VIU O QUANTO FOI BOM CONHECER A HISTÓRIA DESTE MUNICÍPIO E A INFLUÊNCIA QUE A CULTURA AFRO DEIXOU NESTE LUGAR."
autor: Professores de São João da Barra
Parabéns professores!! Não esqueçam que juntos podemos fazer a diferença.
Abraço - Coordenação Pedagógica
Prezados colegas,
ResponderExcluirTenho um enorme interesse em realizar uma PERMUTA com uma pessoa desse municipio.
Sou professora do ensino fundamental do municipio de Cabo Frio,lotada no 2º distrito Tamoios,fica bem próximo a Rio das Ostras.Aproximadamente uns 30minutos do centro de Rio das Ostras,é bem próximo da rodovia pricipal e passa tranporte cause que na porta.
Caso surja algum interesse entre em contato comigo.Aguardo aciosamente.
ana.fabia@hotmail.com