quarta-feira, 3 de março de 2010

Olimpíada da Língua Portuguesa


São João da Barra participou ontem, dia 02 de fevereiro de 2010 da Abertura oficial da Olimpíada da Língua Portuguesa que aconteceu na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.
A coordenadora Pedagógica responsável pelo Programa no município, Tatiana Paixão, esteve presente representando a Secretaria de Educação. O evento contou, ainda, com a participação do Ministro da Educação Fernando Haddad, além dos parceiros das Olimpíadas.
A Olimpíada da Língua Portuguesa é resultado da parceria entre o Ministério de Educação (MEC), a Fundação Itaú Social eo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e tem como objetivo proporcionar ensino de qualidade para todos. É uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação, idealizado para fortalecer a educação do país.
No ano de 2009, a coordenadora Tatiana participou de dois encontros de formação presencial, onde estiveram presentes outros técnicos representantes dos municípios do Estado do RJ.
A previsão para 2010 é a participação de 120 mil escolas do Brasil. Participarão alunos do 5º e 6º ano, concorrendo com o gênero textual poema, 7º e 8º ano com memórias, 9º ano do Ensino Fundamental com crônicas. As Escolas Estaduais também poderão participar com as turmas do Ensino Médio, cujos gêneros a serem produzidos serão crônica (1º ano) e artigo de opinião (2º e 3º ano). Em São João da Barra há uma previsão de participação de 1.196 alunos das escolas municipais e 2.819 alunos das escolas estaduais.
O tema deste ano é "O lugar onde vivo", a Secretaria de Educação está cadastrada no Programa e agora é a vez dos professores de Língua Portuguesa e professores do 5º ano do Ensino Fundamental que participarão da formação com a coordenadora Tatiana Paixão, nos dias 07 e 14 de abril, às 9h, na SEMEC, após a formação, os professores terão até o dia 14 de maio para se cadastrarem no site do escrevendo o futuro.
Após a formação, os professores trabalharão os gêneros textuais com seus alunos para que estes iniciem as produções dos textos que serão selecionados em 5 etapas (escolar, municipal, estadual, regional e nacional). Até 500 alunos das escolas de todo o Brasil irão para a etapa regional, os semi-finalistas se encontrarão em 4 Estados (Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza), em novembro deste ano, onde produzirão textos e selecionados para a próxima etapa em Brasília, onde acontecerá a final, lá, estarão os 152 alunos dos quais sairão apenas 22 vencedores que serão premiados e poderão ter seus textos publicados.
Contamos com a participação efetiva das escolas municipais e estaduais e esperamos ter entre os finalistas alguns de nossos alunos.

Um comentário:

  1. Com certeza estaremos participando de mais este evento que tem um objetivo muito importante, Fazer de nossos alunos cidadãos pensantes, construtores de sua história. bjs Adri.....

    ResponderExcluir