sábado, 6 de março de 2010

Metas da Educação Infantil

Metas para a Educação Infantil - C1, C2 e C3

As atividades deverão ser elaboradas priorizando as competências e habilidades abaixo, para que os alunos cheguem ao final do ano letivo capazes de:

  • Ampliar as possibilidades de comunicação expressão, desenvolvendo a oralidade através das situações sociais;
  • Ler, escrever e identificar letras, palavras e textos ainda que não de forma convencional;
  • Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
  • Contar e recontar textos infantis (histórias, cantigas, parlendas etc.); utilizando a linguagem oral e da linguagem escrita registrando através de desenhos ou palavras ainda que não seja de forma convencional;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto;
  • Identificar e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano;
  • Produzir livremente a escrita;
  • Identificar e escrever os numerais de 0 a 9;
  • Associar número/ quantidade;
  • Identificar as cores;
  • Desenvolver o conceito de classificação (até 3 atributos);
  • Desenvolver o conceito de seriação (até 3 elementos);
  • Desenvolver a percepção auditiva, gustativa, olfativa, tátil e visual;
  • Identificar figuras geométricas.
Metas para a Educação Infantil - P1 e P2

As atividades deverão ser elaboradas priorizando as competências e habilidades abaixo, para que os alunos cheguem ao final do ano letivo capazes de:

  • Ler, escrever e identificar letras, palavras e textos ainda que não de forma convencional;
  • Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos em que participa;
  • Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto;
  • Contar e recontar textos infantis (histórias, cantigas, parlendas etc.); utilizando a linguagem oral e da linguagem escrita registrando através de textos escritos ainda que não de forma convencional;
  • Identificar e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano;
  • Produzir livremente a escrita;
  • Identificar e escrever os numerais de 0 a 9;
  • Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas e as contagens orais;
  • Desenvolver o conceito de classificação;
  • Desenvolver o conceito de seriação.

As competências acima se referem às áreas de Linguagem Oral e Escrita e Matemática.

A área de Natureza e Sociedade deverá ser aplicada de acordo com os temas trabalhados ou não, porém sempre contextualizada às demais.

As áreas de Música, Movimento e Artes Visuais deverão ser aplicadas adequando-se aos conteúdos das áreas de Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Natureza e Sociedade.

A área de Identidade e Autonomia deverá ser desenvolvida diariamente, visto que visa à formação pessoal e social da criança.

Bom Trabalho!!

Érika Alves e Wanessa Vilella

Coordenadoras Pedagógica da Educação Infantil

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