As orientações abaixo foram distribuidas aos professores do 1º ano no Encontro Pedagógico do Ensino Fundamental. Devem auxiliar o trabalho do Professor antes, durante e depois dos trabalhos em sala de aula com seus alunos.
ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO COM O 1º ANO
1. QUANDO POSSO PEDIR QUE AS CRIANÇAS ESCREVAM?
1. QUANDO POSSO PEDIR QUE AS CRIANÇAS ESCREVAM?
Sempre. Deve-se analisar os níveis da escrita.
2. COMO FAÇO TODOS AVANÇAREM SE OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO SÃO MUITO DIFERENTES?
2. COMO FAÇO TODOS AVANÇAREM SE OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO SÃO MUITO DIFERENTES?
Organizar os alunos em grupos e duplas que estejam em fase de alfabetização próximas.
O nome da criança e dos colegas é o ponto de partida.
3. FAZ SENTIDO OFERECER TEXTOS A ESTUDANTES NÃO ALFABETIZADOS?
O nome da criança e dos colegas é o ponto de partida.
3. FAZ SENTIDO OFERECER TEXTOS A ESTUDANTES NÃO ALFABETIZADOS?
Sim. Podem ser selecionados textos de acordo com o nível da criança, por ex., canções, poesias, parlendas, contar histórias com textos não-verbais.
4. COMO SELECIONAR E USAR OS TEXTOS EM SALA DE AULA?
4. COMO SELECIONAR E USAR OS TEXTOS EM SALA DE AULA?
Apresentar diversos gêneros (folhetos, embalagens, contos e manuais), mas aprofundar-se em um ou dois.Ex.: narrativas.
Analisar a experiência com a escrita que o aluno já teve, se freqüentou a Ed. Infantil.
Após analisar o nível da turma, trabalhar com textos de fácil compreensão.
5. A ESCOLA OFERECE VÁRIAS PRÁTICAS SOCIAIS DE ESCRITA?
Analisar a experiência com a escrita que o aluno já teve, se freqüentou a Ed. Infantil.
Após analisar o nível da turma, trabalhar com textos de fácil compreensão.
5. A ESCOLA OFERECE VÁRIAS PRÁTICAS SOCIAIS DE ESCRITA?
A sala de aula deve ter um ambiente alfabetizador e o professor deve considerar o pouco acesso à cultura escrita que os alunos têm.
6. PRECISO ENSINAR OS NOMES DAS LETRAS?
6. PRECISO ENSINAR OS NOMES DAS LETRAS?
O professor deve explorar sempre o alfabeto em suas aulas, explicando o som e o nome de cada letra.
7. AO FIM DO 1º ANO, TODOS OS ALUNOS DEVEM ESTAR ALFABETIZADOS?
7. AO FIM DO 1º ANO, TODOS OS ALUNOS DEVEM ESTAR ALFABETIZADOS?
Analisar :
Crianças que são expostas a textos e leituras variadas = reflexão sobre a língua e produção de textos.
Crianças que não têm contato com textos e não convivem com leitores = necessitam de mais tempo para aprender a ler e escrever.
A CRIANÇA LÊ PELOS OLHOS DO PROFESSOR PORQUE "AINDA" NÃO PODE FAZER ISSO SOZINHA.
Crianças que são expostas a textos e leituras variadas = reflexão sobre a língua e produção de textos.
Crianças que não têm contato com textos e não convivem com leitores = necessitam de mais tempo para aprender a ler e escrever.
A CRIANÇA LÊ PELOS OLHOS DO PROFESSOR PORQUE "AINDA" NÃO PODE FAZER ISSO SOZINHA.
Abraços
Coordenadoras: Débora e Tatiana
ótimas orientações...sou coordenadora e preciso muito saber repassar para os professores tais informações.
ResponderExcluirMuito bom sou professor e preciso de tais informações !!!
ResponderExcluirEu e minha amiga aldenira gostamos muito da matéria !!!
ResponderExcluirObrigado pela ajuda!!!
ResponderExcluir