sábado, 6 de março de 2010

Orientações pedagógicas para os professores do Ensino Fundamental

Olá pessoal!
Como havíamos combinado, estamos publicando alguns materiais oferecidos no Encontro Pedagógico realizado em 24/03/2010.
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Alguns aspectos:
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
- O Planejamento Pedagógico Anual deverá ser compartilhado com todos os professores e dividido por bimestres;
- Os temas dos Projetos Pedagógicos de cada bimestre deverão ser inseridos no planejamento;
- Deverá ter uma cópia do planejamento na escola para acompanhamento da equipe pedagógica (OP, coordenação pedagógica, direção).
DIÁRIO DE CLASSE/ REGISTROS
- O diário é um documento que deverá estar sempre atualizado e sem rasuras. Além disso, deverá estar sempre na escola;
- No diário fica registrada a “vida escolar” do aluno (notas, freqüência, conteúdos). Para facilitar o trabalho e não ocorrer problemas desagradáveis no fim do ano para professor e aluno, seja sempre coerente quanto a exatidão do que deverá se registrado;
- Apenas os conteúdos estudados diariamente deverão ser registrados no diário. Cuidado para não confundir estratégia com conteúdo. (EX: 1-adição e subtração = conteúdo / exercícios de matemática com material concreto = estratégia para trabalhar o conteúdo adição e subtração /, 2
– livro de Português pág10 –não é conteúdo);
- Se apenas os conteúdos ficarão registrados no diário, as estratégias utilizadas, e uma breve avaliação do desenvolvimento das aulas, dos alunos e do trabalho do professor deverão ser registrados a parte, através de caderno ou fichas de registros. Vale lembrar que a avaliação deve ser diária, ao longo do processo de aprendizagem, e não apenas sistemática ao final do bimestre.
AMBIENTE DE TRABALHO
- Mesmo que a sua sala de aula não seja aquela tão sonhada, procure oferecer não só para seu aluno, mas para você mesmo um ambiente aconchegante, lúdico, sedutor, capaz de despertar a vontade de trabalhar e aprender de maneira feliz.
- Ofereça um ambiente alfabetizador com o máximo de recursos visuais para facilitar a aprendizagem de seu aluno (cartazes com letras, numerais,símbolos, variados portadores de textos, calendário, etc).
- O ALFABETO é indispensável na sala de aula de qualquer ano de escolaridade do Ensino Fundamental. O aluno precisa sempre recorrer a este recurso.
Lembrando as sábias palavras da filósofa Viviane Mosé: “... deixe ser seduzido pelo seu trabalho”. Aí sim, quem sabe você não perceba que é preciso fazer os “biscoitos que fazem aprender a ler”? Ou então, descubra bem próximo da realidade de seus alunos o melhor caminho para o sucesso escolar.
Abraços
Débora, Criscilamara, Regina e Tatiana (coordenadoras Pedagógicas – SEMEC)

2 comentários:

  1. adorei essa matéria,estou no segundo ano como coordenadora ,e ainda tenho muitas dificuldades em lider com certas situações principalmente com professores,gostaria muito que vcs pudessem me ajudar mais, e me orientar como é ser um coordenador de verdade.meu email é popysilva@hotmail.com,agradeço desde já.
    abraços
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Gostaria de receber mais orientações.Sou coordenadora pedagógica.v-lucio@hotmail.com

    ResponderExcluir