terça-feira, 18 de maio de 2010

APROVA BRASIL


Seminário APROVA BRASIL discute como usar dados da Prova Brasil.


ESTIVEMOS LÁ!
Inspirada pelo compromisso de trabalhar pela qualidade de educação no Brasil, a Fundação Santillana desenvolveu o Seminário Aprova Brasil.
Um evento diferente que, além de propagar conhecimento, busca analisar os resultados da Prova Brasil e promover uma reflexão a partir das particularidades das diferentes regiões do país.
Nesse Seminário, cada participante tiveram a oportunidade de se aproximar da realidade educacional local por meio de palestras e debates com grandes nomes da educação brasileira.


RIO DE JANEIRO, quarta-feira, 12 de maio de 2010

Programação

14h00 – Credenciamento e Coquetel
15h00 – Abertura
15h15 – Aspectos gerais da Prova Brasil, justificativas e seus benefícios para o sistema nacional de educação básica
Palestrante – Prof. Antonio Augusto Alves Mateus Filho – Licenciado em Letras (Português-Latim) pela UERJ Assistente da Coordenadoria de Educação/SME Responsável pela Equipe de Avaliação da SME/Rio.

16h00 – A Prova Brasil e a realidade local
Palestrante – Prof. Antonio Augusto Alves Mateus Filho – Licenciado em Letras (Português-Latim) pela UERJ Assistente da Coordenadoria de Educação/SME Responsável pela Equipe de Avaliação da SME/Rio.
17h00 – Debate
18h00 – Encerramento

A Prova Brasil foi criada em 2005 e, de lá para cá, foram realizados três exames. São avaliados alunos do ensino fundamental, do 5º e 9º ano, e os resultados fornecem as médias de desempenho para cada um dos municípios e escolas participantes. Os números de 2009 estão previstos para sair somente em julho.

A situação hoje não é boa. O nível do ensino do País está muito abaixo do esperado. "Temos quatro níveis: avançado, adequado, básico e abaixo do básico ou insuficiente. Cerca de 70% das escolas do País ainda estão nos dois últimos", aponta Soares. Mas há exceções. É preciso que boas práticas continuem sendo descobertas e repassadas. "A melhor forma de aprender é ensinando".
NÍVEIS DOS ALUNOS

O Seminário Aprova Brasil definiu em quatro os nívels de ensino:

Avançado - Os alunos dominam a competência completamente e sabem usá-la para a solução de problemas complexos.

Adequado - Classifica os estudantes que demonstram sólido conhecimento dos conteúdos e habilidades esperadas para alunos de seu estágio escolar e estão aptos a continuar seus estudos nas etapas posteriores de ensino.

Básico - A alunos que demonstram um domínio parcial da competência.

Abaixo do Básico - Identifica alunos com conhecimentos rudimentares da competência, completamente inadequados para o estágio escolar em que se encontram. Por isso, merecem atenção especial e imediata da escola.

Local do Evento

Centro de Convenções - FIRJAN
Av. Graça Aranha, 01 – 4° andar – Centro
Rio de Janeiro – RJ
ados da Prova Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário